quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Provedor e os Órgãos de Comunicação Social

Amanhã comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e a Escola Superior de Comunicação Social é palco da iniciativa "Um dia com os Media", de 30 de Abril a 4 de Maio. Trata-se de uma jornada de sensibilização aos portugueses do papel que os media representam no nosso dia-a-dia. 

Integrada nesta jornada, a sessão intitulada “A Figura do Provedor na Comunicação Social” proporcionou aos estudantes um contacto directo com a figura do Provedor e, abertamente, entrarem numa onda de perguntas e respostas que esclareceram os mais leigos. 

Francisco Sena Santos assumiu o papel de moderador entre Óscar Mascarenhas, provedor do Diário de Notícias e José Carlos Abrantes, provedor da RTP. 

José Carlos Abrantes acredita que "o provedor é um mediador, no sentido de criar sentido às dúvidas, reclamaçãoes do telespectador". Óscar Mascarenhas completa esta afirmação explicitando que "a intervenção do provedor é invísivel ao público". Ambos através dos meios sociais ainda se deparam com um abuso da liberdade por parte de quem reclama, no caso do Facebook, as pessoas comentam, algumas vezes, sem terem em conta o bom senso ou até mesmo a boa educação. 

A questão foi colocada pelo moderador, se dentro das redacções as críticas são mal encaixadas pelos jornalistas, ao que o provedor do DN esclarece "A gente sabe como se cozinha a maldade" e nem sempre os jornalistas que recebem críticas são os menos experientes, se não na maioria das vezes os mais experientes.

Aqui deixamos o conselho que o provedor da RTP viu no Facebook: "Mais book, Menos face".

Sem comentários:

Enviar um comentário