Proprietário do condecorado com três estrelas Michelin, The Fat Duck, Heston Blumenthal é considerado um "alquimista da culinária".
Revolucionando o mundo da cozinha com o seu estilo inovador, a Gastronomia Molecular ou Cozinha Tecnoemocional, é um autodidacta que com quinze anos, numa visita ao L'Ouest de Baumaniere na Provença, descobriu o seu fascínio pela gastronomia.
Em 1995, abriu em Berkshire, no Reino Unido, o The Fat Duck, restaurante que nove anos depois viria a ganhar a posição máxima do Guia Michelin e, em 2005, foi considerado o melhor restaurante do Mundo pela revista Restaurant.

De modo a aproximar-se de cada um de nós, publicou em 2011, o livro "Heston Blumenthal at Home", um livro perfeito para amadores escrito por um cozinheiro profissional. Neste livro, Heston mostra-nos que as técnicas em si mesmas de nada valem, mas abrem-nos caminho à criação de sabores e texturas que doutra forma não seriam possíveis de criar.
Agora a apresentação de um receita de autor:
Popping-Candy Chocolate Cake
Ingredientes:
- Para a base de popping-candy:
85 gr. de avelãs inteiras
40 gr. de chocolate de leite
2 colheres de chá de especiarias mistas
100 gr. de popping-candy (doces de estalo)
- Para a mousse de chocolate:
350 gr. de chocolate escuro
400 ml. de double cream (iogurte natural)
Uma pitada de sal
- Para o chocolate glacé:
20 gr. de chocolate (o mesmo tipo que para a mousse)
120 ml. de água
8 grãos de café inteiros
Uma pitada de sal
30 gr. de cacau em pó
70 gr. de açúcar mascavado
Preparação:
- Para fazer a base, pré-aqueça o forno a 180ºC e asse as avelãs durante aproximadamente 10 minutos até que estejam levemente douradas.
- Misture até obter uma pasta num processador de alimentos e depois retire.
- Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o gengibre e os popping-candy (doces de estalo).
- Em seguida misture o puré de avelã. Coloque um corta-massas redondo de 12 centímetros de diametro numa travessa e pressione suavemente na mistura de base até atingir uma profundidade de cerca de 1 centímetro.
- Refrigerar durante pelo menos 2 horas até solidificar.
- Para fazer a mousse, corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque numa tigela de metal.
- Verta 150 ml. do creme e deixe ferver numa panela pequena.
- Verta sobre os pedaços de chocolate e misture até que todo o chocolate esteja derretido e sem granulos. Adicione sal a gosto.
- Assim que o creme de chocolate tenha arrefecido à temperatura ambiente, adicione os restantes 250 ml. do double cream (iogurte natural) e envolva sem criar granulos.
- Verta sobre o corta-massas e volte a colocar no frigorífico durante duas horas.
- Para fazer o chocolate glacé, primeiro corte o chocolate em pedaços e reserve.
- Coloque a água, o café, o sal e os grãos de café numa panela, junte o cacau em pó e em seguida ponha em lume brando e cozinhe durante cerca de 3 minutos.
- Enquanto aguarda, coloque o açúcar mascavado numa panela e derreta em lume brando. O açúcar vai caramelizar rapidamente, de modo a que quando verter sobre o chocolate glacé solidifique criando um efeito de "folha de ouro".
- Derreta o chocolate em pedaços e quando estiver frio, porém ainda líquido, verta sobre a mousse e volte a colocar o bolo no frigorifico.
- Para servir, aqueça a lâmina da faca em água quente e desenforme o bolo.
Experimentem e deliciem-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário